As primeiras descobertas do AirBNB: sutil, pequeno e poderoso

  • De: Marcio
  • Em: Buzão, indo para São Paulo 21 de Maio de 2016
  • Fazendo: traduzindo legendas da Blitzscaling
  • Para: Aspiring Founder .

A transcrição abaixo é relacionada com a aula-entrevista que Brian Chesky, CEO do AirBNB, deu para os alunos de Stanford em 2015, nas aulas intituladas Blitzscaling Technology-based Companies, aulas que nos ajudam a refletir sobre startups de tecnologia e como elas escalam e se tornam grandes empresas — muitas dessas referidas empresas entrevistadas são como unicórnios.

'''

E é daí que surgiu o nome. Airbedandbreakfast.com Assim muitas pessoas ouvem o nome, elas acham que é tipo, "ar" air é a plataforma e "bnb" é a casa. Não, é somente "camas de ar". Isso era tudo que isso era. (risadas) Aqui era só "colchão de ar". E assim, nós acabamos recebendo 3 pessoas de lugares do mundo. Uma mulher de 35 anos de Boston, um pai de 45 anos, pai de 5 pessoas, de Utah, e uma pessoa de 30 anos, da India. E, agora, eu te digo, que a razão que iniciamos a fazer isto é porque nós achamos que aquilo era engraçado, legal e faríamos dinheiro. Porque nós precisávamos pagar o aluguel. Existe algo que acontece, no entanto, quando outros moram com você, é tipo um laço de amizade que contrai de um ano para um dia.. Em outras palavras, se você encontrou alguém, talvez aqui em Stanford, ou no mundo real, e você passa a conhecer eles, quanto tempo leva para você, tipo, convidar eles na sua casa e jantar com eles? Isso poderia levar meses, até um ano. Você não só conhece as pessoas. Isto é, o que aconteceu, é que a amizade do ano foi compactada para alguns dias. Assim, essas pessoas chegaram como estranhos, e elas literalmente sairam como amigos. De fato nós mantemos contato com elas. De fato, um dos convidados acabou me convidando para seu casamento. '''

Veja aula-entrevista Blitzscaling com Brian Chesky, CEO do AirBNB e se preferir coloque a legenda em pt-BR, e me perdoe se encontrar erros de português na legenda - mais uma vez foi algo que fizemos muito rápido.

Mgalli.com / Marcio S Galli

Sou um empreendedor com interesse em inovação, empreendedorismo, cultura e gestão. Trabalhei no Vale do Silício para empresas como Netscape/AOL, Yahoo! e posteriormente do Brasil para a Mozilla Corporation. Antes de me tornar empreendedor e consultor eu pude colaborar com vários departamentos como marketing, inovação, engenharia e evangelism. Me torneu um autor de patentes internacionais e gosto de escrever para o público de empreendedores e gestores. Sou apaixonado por comunicação, negócios e tecnologia. Meus livros preferidos são High Output Management, Conscious Business, The Hard Things about Hard Things, Maslow on Management, The Startup of You, The Alliance, Zero to One, dentre outros.


Marcio é um empreendedor com interesse em inovação, empreendedorismo, cultura e gestão. Formado em ciências da computação, Marcio fez seu estágio de graduação no Vale do Silício em uma das empresas que marcaram a história da Internet (Netscape Communications). Posteriormente mudou-se para o Vale do Silício trabalhando para Netscape / America Online, Yahoo! e posteriormente ao voltar ao Brasil, para a Mozilla Corporation (criadores do navegador Firefox). Antes de se tornar empreendedor e consultor, Marcio pode colaborar com vários departamentos como marketing, inovação, engenharia e em times de documentação e evangelismo. Se tornou autor de patentes internacionais e gosta de estudar e escrever para os futuros empreendedores e gestores. Marcio é apaixonado por comunicação, negócios, tecnologia e cultura. Alguns dos seus livros preferidos são High Output Management, Conscious Business, The Hard Things about Hard Things, Maslow on Management, The Startup of You, The Alliance, Zero to One, dentre outros.

Made with ❤ by Marcio and ReSite