Vale do Silício, Um Estado de Espírito

Vale do Silício Estado de Espírito

  • Título: Vale do Silício, Um Estado de Espírito
  • Evento: palestra
  • Autor: Marcio S Galli
  • Palavras chave: Empreendedorismo, gestão, cultura, inovação.

Motivação e chamada

Mais uma palestra sobre o Vale do Silício certo? Talvez, mas aqui o foco é dado aos comportamentos - vamos entender um pouco sobre os elementos que colaboram para o contínuo desenvolvimento do ecossistema de inovação do Vale do Silício. Este trabalho é um esforço baseado na compilação de materiais públicos e, em especial, motivado por conteúdos de autores diversos como Eris Ries (A Startup Enxuta), Steve Blank (Customer Development), Michael Dearing (Harrison Metal), dentre outros. Esses recursos criam uma linha central que correlaciona história com o movimento das startups e estabelecem uma motivação sobre como (ou para que ?) os ecossistemas de empreendedorismo evoluem.

Descrição

A parte 1 traz o apanhado histórico sobre o Vale do Silício — a região da baia de São Francisco que recebeu sua primeira leva de imigrantes durante a corrida do ouro do velho oeste americano. Da corrida do ouro, se tornando uma pacata região de produção de orquídeas e frutas, eventualmente se tornou berço do transistor e a partir disso um dos ecossistemas mais ativos do mundo; protagonizado pelo trabalho e troca de ideia entre cientistas, empreendedores, gestores e investidores de capital de risco. Hoje, o vale é um dos centros de maior diversidade do mundo, com cerca de um terço sua população sendo imigrantes.

A parte 2 fala do ecossistema atual — uma macro região contagiada pelo espírito empreendedor, que não se auto consome por seu sucesso anterior, como Hollywood ou Detroit. Nesse sentido, vamos sobrevoar os elementos que caracterizam o vale mas nosso objetivo é aterrizar na cultura atual — encontrar elementos e lições que sejam reflexões para os nossos ecossistemas de empreendedorismo e inovação. Ainda, trataremos do lado sombrio do vale, o efeito câmara de eco, que faz com que ecossistemas de empreendedorismo do mundo foquem em replicar modelos de sucesso do vale, copiando o sucesso mas sem protagonizar o lado mais importante do vale, coragem e o espírito empreendedor.

Público

Esta apresentação é voltada aos colaboradores das instituições de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras, universidades, parques tecnológicos e aceleradoras.

A apresentação é, acima de tudo, um debate em aberto - um convite para todos que trabalham com educação e inovação, seja você pesquisador, professor, estudante, empreendedor ou entusiasta do empreendedorismo.

Referências dessa palestra

*Sobre o título

Esta apresentação, em sua versão inicial de 2016, foi intitulada "Os 5 vales do Silício". A modificação do título foi inspirada pelo capítulo "Estado de Espírito do Vale do Silício" do livro O Estilo Startup, de autoria da liderança do movimento lean, Eric Ries. Com isso, a apresentação ganhou um novo viés, que é uma oportunidade para uma reflexão sobre os elementos que definem a cultura do vale.

Mgalli.com / Marcio S Galli

Entusiasta do mundo da tecnologia e do empreendedorismo, seu objetivo é produzir projetos que ajudam as pessoas a descobrir seu potencial criativo. Acredito no poder das boas companhias e no trabalho como forma de melhorar o mundo ao nosso lado. Se é possível trabalhar aprendendo, então pode-se reinventar as próprias condições para um mundo melhor. Tecnologia não é o fim. O fim é o trabalho e o trabalho deve permitir viver o potencial melhor da vida.

Made with ❤ by Marcio and ReSite